Porto de São Francisco do Sul

+55-47-3481-4800 porto@apsfs.sc.gov.br

Menu

PORTO DE SÃO FRANCISCO DO SUL É O 8º MAIOR EM MOVIMENTAÇÃO DE CARGAS DO BRASIL

By In News On 8 de outubro de 2016


Um panorama da ANTAQ sobre o transporte aquaviário brasileiro no primeiro semestre consolida o Porto de São Francisco do Sul como um dos dez maiores do país

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários, ANTAQ, divulgou um panorama sobre o transporte aquaviário brasileiro no primeiro semestre deste ano. O Porto de São Francisco do Sul aparece como o 8º porto em movimentação de cargas, movimentando cerca de 6 milhões de toneladas nos primeiros seis meses do ano.

“Somos o único porto catarinense que figura na lista dos dez primeiros do país. Isso é prova de que apesar da crise econômica que foi realidade do país nesses meses, o Porto de São Francisco do Sul soube encontrar alternativas para driblar esse período difícil e garantir o desenvolvimento socioeconômico do nosso município”, avalia o Presidente do Porto de São Francisco do Sul, Paulo César Cortes Corsi.

Entre os números dos primeiros seis meses, destaque para o aumento da exportação de milho em grãos, que foi 167% superior ao mesmo período do ano passado. A exportação de vergalhões de aço subiu 193% e a exportação total teve uma alta de 3%. A importação também registrou aumento, impulsionada pela movimentação de fertilizantes, que cresceu 74%. A importação total foi 20% superior aos primeiros seis meses do ano passado.

De acordo com a ANTAQ, a movimentação total de cargas em portos organizados e terminais privados no primeiro semestre de 2016 atingiu 491,1 milhões de toneladas. Isso representa aumento na ordem de 2,1%, se comparado ao mesmo período de 2015. O Porto de Santos lidera o ranking de movimentação com 49,5 milhões de toneladas movimentadas.

Fonte: Assessoria de Imprensa