Porto de São Francisco do Sul

+55-47-3471-1200 porto@apsfs.sc.gov.br

Menu

Programas Ambientais

saiba mais sobre os programas ambientais necessários para a operação do porto

O Porto de São Francisco do Sul executa em suas instalações os programas ambientais necessários para a operação do porto. O objetivo destes programas é conhecer os efeitos das atividades portuárias no meio ambiente e implantar ações de controle para evitar possíveis impactos ambientais decorrentes de sua operação.

Para o desenvolvimento e implementação dos programas o porto estabeleceu a seguinte Política Ambiental:

“Garantir que as operações portuárias sejam realizadas com respeito ao meio ambiente por meio da implantação de programas que garantam a prevenção da poluição e a melhoria contínua atendendo a legislação ambiental aplicável”.

Monitoramento da Qualidade da Água e Biota Aquática

Tem como objetivo verificar a qualidade da água e dos organismos marinhos na Baía Babitonga e região, de forma a identificar alterações decorrentes da atividade portuária.

Monitoramento da Qualidade do Sedimento

Tem como objetivo diagnosticar a qualidade dos sedimentos na área de influência do porto, a fim de estabelecer parâmetros ambientais de monitoramento frente a contaminantes que venham comprometer o ecossistema marinho local.

Monitoramento dos Bioindicadores

Tem como objetivo caracterizar quaisquer alterações quanto à degrabilidade do ambiente marinho na área de influência do porto, através dos bioindicadores, que são espécies, grupos de espécies ou comunidades biológicas cuja presença, abundância e condições são indicativos biológicos de uma determinada condição ambiental.

Monitoramento da Qualidade do Ar

Tem como objetivo monitorar as operações portuárias, a fim de estabelecer parâmetros ambientais de qualidade do ar frente a poluentes que venham a comprometer os trabalhadores e o meio ambiente.

Gerenciamento de Resíduos Sólidos

O Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, aprovado pela ANVISA, tem como objetivo a segregação e a correta destinação final dos resíduos, priorizando a reciclagem.

Gerenciamento de Efluentes Líquidos

Tem como objetivo verificar se o lançamento dos efluentes da área portuária está afetando as características físico-químicas da Baía Babitonga.

Educação Ambiental e Comunicação Social

Tem como objetivo divulgar os programas ambientais à população e orientar os trabalhadores portuários quanto aos cuidados em relação ao meio ambiente.

Downloads

Sistema GISIS

O GISIS – Global Integrated Shipping Information System é um sistema de informação de uso público gratuito, em desenvolvimento pela Organização Marítima Internacional – IMO. Compõe-se de diversos módulos que tratam de informações de interesse da comunidade marítima e portuária.

O acesso ao GISIS é feito a partir da página http://gisis.imo.org/Public/Default.aspx

Para consultar qualquer de seus módulos faz-se necessário prévio cadastramento. Esse cadastramento é expedito e facilmente realizado no momento da primeira consulta.

O módulo “Instalações Portuárias para Recepção de Resíduos” (Port Reception Facilities) do Sistema GISIS (Global Integrated Shipping Information System) visa divulgar os portos e os prestadores de serviço que fazem a coleta de resíduos provenientes de embarcações para toda a comunidade marítima, facilitando dessa forma a programação dos locais onde esses resíduos poderão ser descartados. Este módulo permite verificar quais são os prestadores de serviços credenciados no Porto de São Francisco do Sul para realizar a coleta de resíduos provenientes de embarcações.

Qualquer dúvida, favor entrar em contato:

Meio Ambiente
E-mail: meioambiente@apsfs.sc.gov.br
Telefone: (47) 3471-1289